Arte e Cozinha

Inspirada por ingredientes de muito frescor e qualidade, o Photozofia faz uma culinária de fusão. Valoriza produtos regionais e orgânicos sempre que possível, procurando manter suas características marcantes.

O cardápio é compacto, no entanto explora sabores que desejamos compartilhar com você.

O que somos?

Um restaurante, uma casa de shows, construída com sucatas industriais dentro do conceito “Wabi Sabi” encravado na Serra da Mantiqueira, num lugarejo chamado São Francisco Xavier.

História

Em 2001, num terreno no centro de São Francisco Xavier, guindastes erguiam em estilo retro-contemporâneo o novo prédio do Photozofia Arte & Cozinha.



Eram partes das estruturas do complexo da Casa das Retortas, conhecida como o antigo Gasômetro de São Paulo, arquitetura fabril inglesa do século XIX. Os telhados colocados são de caixinhas de leite, que foram transformadas em telhas ecológicas, enquanto que as paredes são revestidas com as madeiras reaproveitadas do primeiro Photozofiainaugurado em 2000.



Intuitivamente inspirado pela arquitetura de Mies van der Rohe, “menos é mais”, engenhocas criadas nesse espaço aliam antigos materiais reaproveitados, reciclados e modernos a conceitos ecológicos. Aqui tem resina de extratos de mamona, sucatas de indústrias transformadas em lareira, mesas, máquinas fotográficas, aparelhos áudio-visuais, ferroramas...

Wabi Sabi Restaurant - Da arquitetura à cozinha a beleza da simplicidade e da harmonia (wabi) busca a harmonia com a imperfeição e a impermanência (sabi). O tempo é o mestre!

São Francisco Xavier

É Área de Proteção Ambiental, o que caracteriza sua importância para o turismo apreciativo e atividades de conscientização e preservação ambiental. Tem 30% da área de seu município, São José dos Campos, cidade que a administra, mas o distrito de São Francisco Xavier está a 54,8 km (uma hora e meia de ônibus) de São José dos Campos e mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior.